Lady Susan, um romance de Jane Austen
Jane Austen é uma das minhas escritoras inglesas favoritas e considero “Orgulho e Preconceito” (1813) um dos seus melhores trabalhos ao lado de “Razão e Sensibilidade (1811).
“Lady Susan” é uma obra curta e foi escrita entre os anos de 1793 e 1794.
Li ontem à noite
Um romance divertido que apresenta costumes e modos do período da Regência inglesa.
Escrito por uma Jane Austen ainda jovem, mas que já mostrava toda a sua sagacidade em apresentar as maquinações sociais vigentes.
O romance é construído através de cartas trocadas entre os personagens, principalmente entre Lady Susan, sua família, amigos e inimigos.
Dessa maneira eles vão se revelando e lá estamos nós , com muita curiosidade e expectativa, participando do enredo
Delicioso!
O único retrato conhecido de Jane Austen é um esboço feito por sua irmã Cassandra. Ele se encontra na National Gallery em Londres.
Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775 (uma sagitariana maravilhosa, claro!!!), uma das escritoras mais importantes da literatura inglesa ao lado de Shakespeare, Charles Dickens e Oscar Wilde.
Jane nasceu na casa paroquial de Steventon, Hampshire, Inglaterra onde seu pai era clérigo. A família composta de seis irmãos, sendo Cassandra, a mais velha, sua irmã mais querida.
A família muda-se para Bath em 1801 e com a morte do pai em 1805, a mãe e as duas irmãs foram morar em uma propriedade que um dos irmãos lhes cedeu.
Um cottage em Chawton, onde Jane viveu e hoje virou uma casa-museu.
Jane Austen nunca se casou. Houve uma ligação amorosa relâmpago com Thomas Langlois Lefroy. Foi pedida em casamento por Harris Bigg-Whither, irmão mais novo de suas amigas Alethea e Catherine em 2 de dezembro de 1802. No dia seguinte do noivado, Jane mudou de opinião e rompeu.
Reconhecida como romancista, continuou vivendo em relativo isolamento. Uma doença a afetava profundamente. Viajou até Winchester procurando uma cura para o que se cogita que poderia ter sido Mal de Addison, Linfoma De Hodgkin ou mesmo tuberculose bovina. Faleceu e foi enterrada em 18 de julho de 1817 aos 41 anos de idade na Catedral de Winchester.
5 comments
Adorei a história, adorei mais o fato dela ser “uma sagitariana maravilhosa”
hehehe…
Um Beijo, Claudia !!
Kkkkkkkkk obrigada!! Esses feedback é importante. Beijos
Cláudia como vc escreve bem e como gosta de ler! Eu tb adoro ler! Adorei a resenha do livro da Jane Austen, tb gosto dela mas esse eu não conheço. Só de ler, o seu entusiasmo me contagiou… Aliás, esse mundo inglês, escocês ou irlandês (tudo é Reino Unido ), me intriga e me fascina, adoro livros e filmes ambientados ali. Obrigada.
Bela postagem… sempre repleta de histórias e conhecimento!
Fico feliz e ainda vou aumentar um pouquinho o artigo. Muito obrigada
Comments are closed.