“Alta Acqua Libreria” em Veneza, onde os livros estão a salvo de qualquer inundação.
A primeira vez que você se depara com a Livraria Alta Acqua em Veneza, surge uma dúvida: – Eu compro ou eu olho?
É como se fosse um misto entre um Mercado de Pulgas e uma Livraria séria.
Não se pode ter alergias a pó, mas para os amantes de livros….e da criatividade, não será um impeditivo para entrar e ser feliz.
Não esperem prateleiras convencionais, os livros estão acomodados em gôndolas, barcos a remo e banheiras.
Vá apreciando e com muita calma…..é certo que você vai encontrar o que procura.
Na sala dos fundos, há a vista para um dos canais de Veneza , o que faz dessa livraria algo ainda mais especial.
Se você já conhece a cidade, sabe que a Acqua alta é um fenômeno que ocorre com frequência em Veneza, devido geralmente às marés altas e da primavera. Inclui a inundação das áreas mais baixas da cidade, e, em casos graves, pode eventualmente incluir 96% da cidade. “A definição oficial é que a água é tida como «alta» quando o seu nível é superior a 90 mm acima do nível normal da maré.”
Libreria Acqua Alta, literalmente significa Livraria da Água Alta e em caso da mesma ser inundada, seus livros estarão à salvo, pois sabemos que gôndolas foram feitas para flutuar.
Vale muito a visita!!!
Calle Longa Santa Maria Formosa (Corte Senza Nome) | 5176/B – Castello, 30122 V– perto da Piazza San Giovanni e Paolo, mas qualquer pessoa do local pode te mostrar, é muito conhecida.
São Paulo, 15 de novembro de 2019
Foto de Bernardo Abecasis
Logo que li a notícia, terça feira dia 12 de novembro de 2019, que Veneza estava sofrendo a pior enchente desde 1996, pensei nesse artigo que fiz em 2014 e me perguntei se os livros estariam a salvo. Se a solução encontrada por essa charmosa e criativa ALTA ACQUA LIBRERIA havia funcionado…………
Foto de Bernardo Abecasis
Foi registrado que as águas alcançaram 1,87 m, o nível mais alto, mas ainda inferior aquele registrado em 1966 que foi de 1,94 m.
Na nossa página da Agenda de Arte e Cultura no Facebook, recebemos fotos e comentários que vou aqui publicar.
Foto de Bernardo Abecasis
Comentário de Bernardo Abecasis: “Estive lá este ano: é um lugar espetacular, bem descolado e com livros em várias línguas. Realmente estão quase todos em posições mais elevadas e vários na gôndola. Espero que tenham conseguido salvar os livros uma vez que a maré chegou aos 2 m, bem acima do normal…”
Patricia Romanello Guedes Wertheimer: Nossa ….. é possivel achar o que se quer ?