O Físico (livro) estréia no Cinema
O livro de Noah Gordon lançado em 1986, ficou muito tempo na lista dos mais vendidos no mundo inteiro.
Houve muita polêmica quanto ao seu título porque foi uma tradução direta do termo Physicist. Esse conceito veio da Grécia Antiga: Physis, onde “físico” não quer dizer estudioso da física e sim aquele que estuda as ciências da natureza, entre as quais figura a Medicina.
O Físico conta a história de Rob Cole, um órfão inglês que, após a morte dos pais, a família é separada e Rob acaba acolhido por Barber e vira empregado/assistente desse barbeiro cirurgião beberrão e com ares de saltimbanco na Europa do século XI, obscura, supersticiosa e com o braço repressor da igreja baixando – e mandando para o cadafalso – qualquer suspeito de bruxaria. Rob, que traz uma espécie de dom místico para curar e deseja vencer a morte e a doença que dizimaram sua família; depois de adulto, ouve falar do mítico Avicena e de uma fabulosa escola de medicina na Pérsia, para onde ele viaja. Precisa no entanto ocultar sua fé original, pois cristãos não eram aceitos na instituição e assumir a identidade falsa de um estudante judeu…
Avicena
Ben Kingsley como Avicena
Essa saga chega agora às telas do cinema , em uma adaptação que conta com Stellan Skarsgard que interpreta Barber e Tom Payne no papel de Cole, que busca explicações científicas para doenças em um mundo dominado pela religião.
Um romance histórico, mas é muito importante lembrar que Ibn Sina, ou Avicena foi um personagem real, nascido em 980 d.c e morto em 1037, autor de obras como “O Livro da Cura” e “O Cânone da Medicina, adotados por diversas universidades européias como livro-base para o ensino da Medicina.
A Adaptação do livro, dirigida por Philipp Stoezel, foi filmada na Alemanha, Marrocos e Romênia. A estréia está prevista para o dia 21 de março de 2014.
Stellan Skarsgard, como Barber
Tom Payne no papel de Cole