Tivadar Koszta Csontváry – o pintor húngaro visionário
CSONTVÁRY KOSZTKA, Tivadar
(1853, Kisszeben – 1919, Budapest)
Apesar de ter morrido em 1919 com 60 anos, seu período criativo foi relativamente curto. Iniciou seus estudos em 1894 e realizou a maior parte de suas pinturas entre 1903 e 1909.
Sua obra completa consiste em cerca de 100 pinturas e 20 desenhos, o que não é muito, mas seu trabalho foi reconhecido como precursor da Arte Moderna na Hungria.
A decisão de Csontváry em se tornar pintor, foi impulsionada por sua doença mental, a esquizofrenia. Ele trabalhou por quatorze anos a fim de se tornar independente financeiramente. Começou a estudar pintura aos 41 anos, primeiramente em Munique com Simon Hollósy e depois em Karlsruhe com Kallmorgen.
Quando ele tinha 27 anos teve uma visão mística na qual uma voz lhe dizia que seria o maior pintor da Terra, maior até que Rafael. A partir daí ele viajou pela Europa, Mediterrâneo e Oriente em busca de respostas. Visitava Museus e Galerias, e trabalhava para juntar dinheiro para seu sonho: tornar-se um pintor maravilhoso.
Suas obras eram de dimensões grandes e místicas. Tornou-se o maior pintor da Hungria nesta época e fez exposições em Paris e em outros países da Europa. Teve seu talento reconhecido, mas suas idéias progressistas e por vezes alucinadas, atrapalharam seu reconhecimento internacional.
As obras falam por si e estão em Museus na Hungria que sempre o considerou um genio da pintura!
2 comments
Que linda história de sair em busca de seus sonhos a partir de uma visão mística, acreditar e realizar!
A força do seu olhar no auto retrato me impressionou, que capacidade de transmitir o que lhe vai na alma…
Não é difícil perceber que as obras falam por si e que fizeram grande sucesso, ele tinha o dom, com um olhar bastante diferenciado, adorei todas!
Obrigada Silvana, que linda matéria de arte oriunda da terra de seus ancestrais!
Obrigada Mirna por seu comentário muito pertinente!!!!
Beijo grande
Jussi
Comments are closed.