A Arte em vidro de Dale Chihuly
A Arte em vidro de Dale Chihuly
Nascido em 1941 em Tacoma, Washington, Dale Chihuly foi introduzido ao vidro enquanto estudava design de interiores da Universidade de Washington. Após graduar-se em 1965, Chihuly matriculou-se no primeiro programa de vidro no país, a Universidade de Wisconsin. Ele continuou seus estudos na Rhode Island School of Design (RISD), onde ele mais tarde estabeleceu o programa de vidro e lecionou por mais de uma década.
Em 1968, após ter recebido uma bolsa Fulbright, foi para trabalhar na fábrica de vidro Venini, em Veneza. Lá, ele observou a abordagem de equipe ao vidro de sopro, que é fundamental para a forma como ele funciona hoje. Em 1971, Chihuly co-fundou Pilchuck School de vidro no estado de Washington. Com este centro de vidro internacional, Chihuly levou a vanguarda no desenvolvimento de vidro como uma arte.
Seu trabalho está incluído em mais de 200 coleções de museus em todo o mundo. Ele tem sido o destinatário de vários prêmios, incluindo doze doutorados honorários e duas bolsas de estudo do National Endowment for the Arts.
Chihuly criou a conhecida série de mais de uma dezena de obras, entre elas, Cilindros de e Cestas na década de 1970; Seaforms , Macchia , Venezianos , e Persas na década de 1980; Niijima flutua e Candelabros na década de 1990; e Fiori na década de 2000. Ele também é comemorado para grandes instalações de arquiteturais. Em 1986, ele foi homenageado com uma exposição individual, Dale Chihuly objets de verre, no Musée des Arts Décoratifs, Palais du Louvre, em Paris. Em 1995, começou a Chihuly sobre Veneza, para que ele criou esculturas em vidro fábricas na Finlândia, Irlanda, México e, em seguida, instalou-os ao longo dos canais e praças de Veneza.
Em 1999, Chihuly iniciou uma ambiciosa exposição, Chihuly à luz de Jerusalém ; mais de 1 milhão de visitantes participaram Museu torre de David para exibir suas instalações. Em 2001, o Victoria and Albert Museum em Londres com curadoria da exposição Chihuly no V & A. Fascínio de ao longo da vida do Chihuly para estufas tem crescido em uma série de exposições dentro de configurações de botânicas. Sua Ciclo de jardim começou em 2001 no Conservatório Garfield Park, em Chicago. Chihuly expostas no Royal Botanic Gardens, Kew, perto de Londres, em 2005. Outros locais de grande exposição incluem o de Young Museum em San Francisco, em 2008; o Museu de belas artes, Boston, em 2011; e o Museu de Montreal de belas artes em 2013. Jardim Chihuly e vidro, uma exposição a longo prazo, aberta no Seattle Center em 2012.
One thought on “A Arte em vidro de Dale Chihuly”
Adorei o artigo!! Acho uma beleza a ARTE de Dale Chihuly
Comments are closed.