Brecheret e sua visão do sagrado
Uma belíssima exposição no Museu de Arte Sacra, um dos mais belos museus de São Paulo com acervos sacros raríssimos à história paulista.
As obras sacras expostas foram produzidas por Victor Brecheret, o grande escultor ítalo-brasileiro, no curso das décadas de 1920 a 1950.
Victor Brecheret é considerado introdutor do modernismo na escultura brasileira.
As esculturas expostas nos permitem acompanhar a trajetória brilhante de um escultor modernista que tanto fez pela arte sacra brasileira e universal.
Nasceu em São Paulo em 22 de Fevereiro de 1894.
Em 1922, participa da “Semana da Arte Moderna”, através das obras expostas no saguão do Teatro Municipal de São Paulo. Foi sócio fundador da ” Sociedade Pró Arte Moderna” em 1932. O Governo francês adquire sua obra “O Grupo” para o museu “Jeu de Pomme”, atualmente em La Roche – sur -Yon, recebendo a “Cruz da Legião de Honra”, a título de Belas Artes, no grau de Cavaleiro em 1934.
Em 1936, ele inicia os trabalhos para execução do Monumento às Bandeiras, conhecido popularmente como “O Empurra”.
No dia 25 de janeiro de 1953: Inauguração do Monumento às Bandeiras.
Em 1955, Victor Brecheret participa da “III Bienal de São Paulo”, expondo “Bartira”. Em maio participa da mostra “Artistes Brésiliens”, em Paris, através dos “Museus de Arte Moderna” do Rio e São Paulo e vem a falecer no dia 17 de dezmbro deste mesmo ano.