TÀPIES – TIERRAS
Antoni Tàpies- ” Pilha de sacos”
TÀPIES – TIERRAS
Esta Exposição aconteceu no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri de 26 de outubro de 2004 a 17 de janeiro de 2005, para comemorar o Prêmio Velasquez das Artes Plásticas 2003, concedido a Antoni Tapies (1923-2012) por sua trajetória artística.
Como eu tive o privilégio de ver esta linda Exposição na época, resolvi trazer um pouco dela para vocês…através do livro-catálogo…da memória…e das pesquisas na Internet.
Tàpies é conhecido internacionalmente por sua arte inovadora e sempre renovadora.
Nesta Exposição foi trazido um lado um pouco menos conhecido de Tàpies: seus trabalhos de escultura em “TIERRA- COCIDA”- BARRO.
A terra como matéria, tem sido para o artista, um elemento primordial em sua obra.Da terra não lhe interessava muito as qualidades plásticas, e sim, suas propriedades mágicas e de transformação: ALQUIMIA.
TÀPIES literalmente com a mão no barro…
Estela del Montseny, 1986- esmalte sobre tierra chamotada – Coleção Particular- Barcelona
Tàpies, Hans Spinner e outro colaborador trabalhando na “Cama Aberta” 1986
É neste universo cerâmico que esta exposição está focada. Seu encontro com o ceramista Hans Spinner em 1981 deu início a uma longa trajetória na Escultura e seus mistérios.
Ao todo a Exposição incluiu um conjunto de “Tierras” e outro de trabalhos em papel, que complementam as esculturas e explicam-na melhor ao público.
Tàpies nasceu em 1923 no bairro gótico de Barcelona, no seio de uma família de classe média da burguesia catalã. Seu pai era advogado e sua mãe pertencia a uma família de tradição libreira.Os seus vínculos com importantes personagens do republicanismo tradicional , de artistas e de intelectuais nacionalistas, marcaram seu jeito de ser.
Aos 17 anos sofreu uma tuberculose que chegou a provocar um ataque cardíaco. Sua delicada saúde fez com que se transferisse aos arredores da cidade, e o obrigou a passar longas temporadas de repouso.
Sua primeira fase artística foi chamada de “mágica”, pela grande influência de Mirò , da psicanálises e da ciência moderna. Entretanto, já neste período se distinguem alguns traços marcantes de seu trabalho: a experimentação com os materiais e o uso habitual do gratagge e colagem.
Nos anos 50 encontra seu estilo definitivo após uma estadia em Paris.
Cubo-cruz 1988 -Coleção particular, Barcelona
Livro com círculo , 1987- Coleção particular, Barcelona
Lavadero, 1987- Coleção particular- Barcelona
Divan, 1987 -Galerie Lelong,
Cabeça vendada ,1989- Coleção Fundação Antoni Tapies, Barcelona (foto;Raimon Ramis)
Antoni e Teresa Tapies , Grasse, abril de 1989
Banheira II , 1989- Klosterneuburg- Viena
Cubo
Tàpies diante do Pé -1991 Assamblage sobre tierra chamotada -Coleção particular, Barcelona
Silhuetas 1988 – Pintura,lápis e colagem sobre papel-cartão- Coleção Particular ,Barcelona
Cruz invertida, 2002 – Concreto refratário -Coleção particular,Barcelona
Estudo de cadeira , 2002 -pintura, verniz e lápis sobre papel